quarta-feira, 6 de julho de 2011

SEMANA DE HERMILO 2011 (3) : "Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho"

"A Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, criada em Palmares, é uma homenagem desta cidade, em memória do escritor Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, território do município, no dia 8 de julho de 1917, e falecido no Recife em 1976.

Mais do que qualquer outro intelectual e artista criador natural de Palmares, Hermilo Borba Filho, em sua extensa obra, dimensionou e perpetuou Palmares, criando, em contos e romances, publicados no Brasil e no Exterior, um retrato inusitado e mágico do Nordeste e do homem de sua terra, tudo vivendo pelo universo inteiro de uma única cidade - Palmares. Em todos os seus livros escritos,Hermilo Borba Filho criou, recriou, inventou, dimensionou e redimensionou o Homem - a partir de Palmares, em um mundo mítico que, em lugar de se exaurir, de se esgotar, renasceu para a eternidade em cada nova história. Os seus romances - OS CAMINHOS DA SOLIDÃO, SOL DAS ALMAS - e a espinha dorsal de sua tetralogia "Um Cavalheiro da Segunda Decadência" (MARGEM DAS LEMBRANÇAS, A PORTEIRA DO MUNDO, O CAVALO DA NOITE, DEUS NO PASTO) são Palmares inteira e viva; a sua trilogia de contos é só Palmares : O GENERAL ESTÁ PINTANDO, SETE DIAS A CAVALO e AS MENINAS DO SOBRADO, e também a sua novela OS AMBULANTES DE DEUS, publicada postumamente, que é Palmares da primeira à última página. Na verdade, a sua obra cumpria - ao se realizar artisticamente - o que ele confessou sem medo : "verifico, ao mesmo tempo, com uma grande alegria e com uma grande dor, que Palmares é a minha marca para toda a vida". Mais do que isso, Palmares foi o sangue vital de tudo o que o seu coração humano criou. E está, por isso, perpetuada em sua criação.

A homenagem da cidade, ao instituir a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, não é só justa, mas necessária. Mesmo póstuma, esta homenagem prova que nunca é tarde para se fazer justiça e promove, evidentemente, a certeza de que os verdadeiros valores culturais - a exemplo deste artista que soube ser com dignidade um homem do seu tempo - não morrem, permanecendo para sempre lembrados." (JUAREIZ CORREYA)


______________________________________________________
Apresentação do projeto da FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA
HERMILO BORBA FILHO - publicado em livreto pela fundação
de Palmares (PE) no ano de 1984 -,instituída pela Lei
Municipal No. 896, de 8 de julho de 1983, e inaugurada
no dia 29 de julho de 1984, na administração do Prefeito
Luís Portela de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário