SEMANA DE HERMILO 2011 (3) : "Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho"

"A Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, criada em Palmares, é uma homenagem desta cidade, em memória do escritor Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, território do município, no dia 8 de julho de 1917, e falecido no Recife em 1976.

Mais do que qualquer outro intelectual e artista criador natural de Palmares, Hermilo Borba Filho, em sua extensa obra, dimensionou e perpetuou Palmares, criando, em contos e romances, publicados no Brasil e no Exterior, um retrato inusitado e mágico do Nordeste e do homem de sua terra, tudo vivendo pelo universo inteiro de uma única cidade - Palmares. Em todos os seus livros escritos,Hermilo Borba Filho criou, recriou, inventou, dimensionou e redimensionou o Homem - a partir de Palmares, em um mundo mítico que, em lugar de se exaurir, de se esgotar, renasceu para a eternidade em cada nova história. Os seus romances - OS CAMINHOS DA SOLIDÃO, SOL DAS ALMAS - e a espinha dorsal de sua tetralogia "Um Cavalheiro da Segunda Decadência" (MARGEM DAS LEMBRANÇAS, A PORTEIRA DO MUNDO, O CAVALO DA NOITE, DEUS NO PASTO) são Palmares inteira e viva; a sua trilogia de contos é só Palmares : O GENERAL ESTÁ PINTANDO, SETE DIAS A CAVALO e AS MENINAS DO SOBRADO, e também a sua novela OS AMBULANTES DE DEUS, publicada postumamente, que é Palmares da primeira à última página. Na verdade, a sua obra cumpria - ao se realizar artisticamente - o que ele confessou sem medo : "verifico, ao mesmo tempo, com uma grande alegria e com uma grande dor, que Palmares é a minha marca para toda a vida". Mais do que isso, Palmares foi o sangue vital de tudo o que o seu coração humano criou. E está, por isso, perpetuada em sua criação.

A homenagem da cidade, ao instituir a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, não é só justa, mas necessária. Mesmo póstuma, esta homenagem prova que nunca é tarde para se fazer justiça e promove, evidentemente, a certeza de que os verdadeiros valores culturais - a exemplo deste artista que soube ser com dignidade um homem do seu tempo - não morrem, permanecendo para sempre lembrados." (JUAREIZ CORREYA)


______________________________________________________
Apresentação do projeto da FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA
HERMILO BORBA FILHO - publicado em livreto pela fundação
de Palmares (PE) no ano de 1984 -,instituída pela Lei
Municipal No. 896, de 8 de julho de 1983, e inaugurada
no dia 29 de julho de 1984, na administração do Prefeito
Luís Portela de Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET