domingo, 1 de dezembro de 2013

EU E OUTROS "JUAREZ CORREIA"






     Meu nome é Juarez Barbosa Correia, nascido em Palmares (PE), em setembro de 1951, filho de pai alagoano - José Benedito Correia  - e de mãe pernambucana - Maria do Carmo Barbosa Correia. Publiquei os meus primeiros trabalhos (um livro sem título, em São Paulo, 1971, assinei uma coluna de arte no Diário do Grande ABC, de Santo André, SP, e  uma antologia, POETAS DE PALMARES, 1973, na minha cidade natal) com o nome Juarez Correia e, a partir de 1975, passei a assinar o que escrevia e publicava desta forma : Juhareiz Correya, depois, simplesmente, Juareiz Correya.  

     A minha intenção, ao mudar a grafia do meu nome, cuja pronúncia é a mesma do nome de batismo, era apenas para criar uma grafia diferente, mais artística ?, não tão comum, funcionando como uma espécie de pseudônimo... Só isto. Mas, na verdade, consegui fazer muito mais do que simplesmente mudar a grafia do nome.
   
     Em pesquisa recente no Google, verifiquei que o nome Juarez Correia tem 1.500.000 registros; e que o nome Juareiz Correya tem 1.960.000 registros. Este meu nome literário é mesmo outra história e me distanciou, como se eu tivesse previsto isso, de uma multidão de "homônimos e homógrafos perfeitos e imperfeitos".  Descobri que é como se o nome e o sobrenome  Juarez Correia assumissem, até hoje, a condição de um nome composto, devidamente complementado com pre-nomes e sobrenomes das distintas famílias dos novos "Juarez Correia". 

     Nessa pesquisa na Internet encontrei figuras atuantes e expressivas em suas cidades e atividades profissionais e tive a grata alegria de constatar que alguns são homens dedicados à Literatura e à Educação. Gente de vários Estados brasileiros e até do México.   Destaquei, das primeiras páginas registradas no Google, inicialmente,  esta seleção de 70 "xarás" que passam a ser, a partir desta publicação, naturalmente, meus "companheiros de identidade" :

     Rua Juarez Correia "Lima" 
     (Horizonte, CE)

     Juarez Correia 
     (Secretário de Obras/Prefeitura de Itanhém, BA)

     Juarez Correia "Brasil" 
     (Em Serraria, Maceió, AL)

     Juarez Correia "Lima" 
     (Recife, PE)

     Juarez Correia  
     (Empresário / Café Ticiana, Itanhaém, SP)

     Juarez Correia "Barbosa"  
     (Advogado, Fortaleza, CE)

     Juarez Correia "Barros Junior" 
     (Escritor, diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho / Ministério do Trabalho e Emprego, Brasília, DF)

     "Bruno"Juarez Correia 
     (Avenida, em Itaituba, PA)

     Juarez Correia "da Luz" 
     (Site de empresas Wooki / Curitiba, PR)

     Juarez Correia "Lima" 
     (http://twitter.com/juarezcorreial1)

     Juarez Correia "Ribeiro" 
     (Rotary Internacional, Itabuna, BA)

     Juarez Correia "do Nascimento" 
     (Aparecida do Taboado, MS)

     Juarez Correia "de Figueiredo" 
     (Médico, Rio de Janeiro, RJ)

     Juarez Correia "Barros" 
     (Escritor, autor de "O Engenho Bonito"
       -http://engenhobonito.com.br)






    

Nenhum comentário:

Postar um comentário