CORAÇÃO PORTÁTIL : "Sonhos"





"O que você deseja ver nos seus sonhos ?"
                               (LÚCIA MENEZES)



     Minha amiga ficou curiosa quando escrevi num email : "gosto de sonhar / porque eu vejo" (Um cego, de Olinda). Ela me enviou logo a pergunta em epígrafe.  A resposta exige o exercício da lembrança sobre a gênese de um poemeto intitulado "Sonhos", publicado no meu ebook CORAÇÃO PORTÁTIL (Emooby Pubooteca, Portugal, 2010). 

     Eu morava no Jardim Atlântico, bairro de Olinda, e sempre que estava no Recife ia até o ponto do ônibus Casa Caiada, na Dantas Barreto, centro da cidade, para voltar para casa. Certo final de tarde a conversa de uma mulher, na fila do ônibus, à minha frente, me chamou a atenção : ela falou qualquer coisa com outra pessoa sobre São Paulo e iniciamos uma conversa cordial. Em seguida nos sentamos juntos, no ônibus, de volta a Olinda.  Ela também morava no Jardim Atlântico e desceria umas três paradas depois que eu descesse (ao lado do Colégio Carneiro Leão).  No caminho, conversamos um pouco sobre Olinda misturada com São Paulo, onde moramos em tempos distintos e algo distantes, ela disse que gostaria de voltar a viver lá mas que não podia por causa do seu compromisso com o pai.  Nesse ponto a conversa ficou meio dolorosa, pois ela contou logo o motivo do compromisso com o pai, filha única que não podia se afastar dele, mesmo comprometida com o marido e dois filhos.  É que o seu pai havia ficado cego há alguns anos.  A cegueira progressiva, lenta, gradual, e já então total, exigia que ela se dedicasse a ele de forma integral.  Sensibilizada, e sem tristeza, ela lembrou uma frase dele, certa noite, quando ia dormir : "Gosto de sonhar porque eu vejo."

     Quando desci do ônibus a frase do pai dela ficou comigo, me seguiu para casa, encravada na minha memória. Não lembro o seu nome,  não a vi mais (e eu queria lhe mostrar  o poemeto que escrevi, ainda morando no Jardim Atlântico,  motivado pela frase iluminada do seu pai).  Este é o poemeto : 


SONHOS


gosto de sonhar
porque eu vejo
muito além do que os olhos vêem.
gosto de sonhar
porque o corpo
vive além da sua carne.
gosto de sonhar
porque a vida
supera o tempo e a morte. 




__________________________________
CORAÇÃO PORTÁTIL (poesia),
de Juareiz Correya 
- Emooby Pubooteca 

Comentários

  1. Que lindo! Estou encantada com as palavras que formaram o poema que acabei de ler. Tentei entrar em contato por e-mail, mas não consigo.
    Por gentileza, quando puder, meu e-mail é gabriele.limah@outlook.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET