A CLARA HISTÓRIA DE PRETA (Ficção política de verdade)




........................................................

      (...) Isso decidido, todos sabiam o que fazer. Preta, na hora e sempre, era pra falar, aparecer no momento certo e preciso. O  resto, e o destino de tudo, era, pensassem bem, com o pessoal das comissões.  A batalha ia começar e ser sempre. Se Preta não ganhasse não valia. 

     O "partido pretista" entrou em ação.

     Na terça-feira, dia do comício da Vila da Cohab, no Bairro Modelo, Jamilton e Goia passaram a manhã inteira na Praça da Luz, quartel-general do partido pretista, pintando faixas, bandeirinhas, bandeirolas, bandeiras e bandeirões, folhas de papel riscadas com o número de preta - 414  - ajudsdos por alguns garotos das ruas vizinhas, empolgados e metidos nos preparativos da campanha. A partir das duas horas da tarde a kombi arranjada por Ênio, com o serviço de som montado por Eduardo Priquitinha, passou a circular pelas ruas da cidade, com a locução vibrante de Fernando Pinrra :

     "Hoje, mais uma vez, vamos ouvir a palavra corajosa, sem ódio e sem medo, do candidato a vereador que já é uma sensação na cidade : Amaro Pedrosa de Melo, Preta ! O popularíssimo Preta estará falando mais uma vez toda a verdade, defendo o povo, combatendo a corrupção e o abandono da nossa cidade ! Sem ódio e sem medo, Preta vai falar hoje, na Vila da Cohab, a partir das 8 horas da noite.  Hoje, mais um sensacional comício de Preta, Preta, Preta ! o candidato do povo que diz a verdade, na campanha do tostão contra o milhão ! A situação é preta, vote sem medo de errar : vote em Amaro Pedrosa de Melo, o popularíssimo Preta ! Vote no número 414 - o número mais doce da cidade !"

     Depois vinha o som dos Novos Baianos, sacado para realçar ainda mais a qualidade de comunicação dos pretistas :



"Preta, preta, pretinha,
Preta, preta, pretinha..."


___________________________________________________________

Transcrito da novela A CLARA HISTÓRIA DE PRETA
(Ficção política de verdade),
de Juareiz Correya 
- Edições Pirata, Recife, PE, 1982



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE