A LONGA E SINUOSA ESTRADA : Uma novela dos anos 70





     Estou reescrevendo a minha novela inédita A LONGA E SINUOSA ESTRADA (perdi os originais, datilografados na década de 80 do século passado, em mudança de escritório, há poucos anos, entre Palmares e Olinda).  Coisas da vida. Trata-se de um relato nu e cru de uma viagem que realizei, em 1972, a pé, de carona, de trem, ônibus, de São Paulo a Pernambuco. 

     A viagem é mesmo iniciada no Rio de Janeiro, quando atravessei, a pé, no meio de uma noite, a Avenida Brasil.  Andei por cidades do Espírito Santo, Minas, Bahia... Foram mais de 30 dias na estrada, encontrando amigos ocasionais, mulheres livres, drogas, doidos com juízo, cadeia, pequenos e grandes gestos humanos.  Uma viagem de pé no chão que me fez, com certeza, um homem melhor. 

     Reescrevo a novela, história curta que não chega a ser romance, de assumida natureza autobiográfica, e reencontro com alegria paisagens passagens e criaturas que estão  ainda muito vivas na minha memória.  É uma sorte indimensionável. Tudo retorna com a força criadora da mente e do coração, e é como se eu estivesse na estrada de novo, 40 anos depois de viver torto pelas linhas certas da história que Deus me deu. (Juareiz Correya)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE