POESIA VIVA DE SÃO PAULO : Uma homenagem que não tem idade

Nos seus 458 anos completados neste dia 25 de janeiro, a Cidade de São Paulo merece todas as festas dos paulistanos, dos paulistas, e de todo o povo brasileiro. Festejar o seu aniversário orgulha, naturalmente, qualquer cidadão deste País, e, acredito que, em geral, toda a América do Sul saberá, a seu modo, fazer isso.

Conheci São Paulo nos meus 18 anos de idade e já estamos, agora, com mais de 40 anos de convivência (de perto, de dentro, de longe, de fora...) Conheci a cidade (antipoética ? antimusical ?) pela sua Poesia, pela voz dos seus poetas, ciceroneado, de chegada, pelo poeta e jornalista Ramão Gomes Portão e pelo poeta e editor paulistano Renzo Mazzone. Foram os tempos da minha primeira aventura editorial com a poesia, publicado nas páginas das antologias da série Poetas da Cidade , da Editora ILA Palma. Depois, trânsito livre em Santo André, encontros com Fausto Polesi e o seu "Diário do Grande ABC", a UBE do centro de São Paulo, Caio Porfírio Carneiro, Henrique L. Alves, Alberto Beuttenmuller, Álvaro Alves de Faria, Antonio Possidonio Sampaio, Fernando Coelho, Dalila Teles Veras...

Devo a São Paulo uma parte essencial da minha poesia. Lá escrevi, há exatos 40 anos, o meu poema AMERICANTO AMAR AMÉRICA, que é definitivo na minha vida, independente do seu valor (se tem ou não), ou se é apenas um poema e se isto não quer dizer nada. Para mim, diz tudo, e eu não escondo de ninguém que me bastaria apenas ter escrito esse poema que valeria a pena ter me dedicado, até hoje, à criação de alguma poesia.

E por gratidão a São Paulo - embora tenha sido, em alguns versos que publiquei, extremamente duro e ácido com a cidade - penso e tenho trabalhado, sempre que posso, para relevar a cidade, sobretudo no que ela tem de grandemente rico, e ainda pouco valorizado, que é a poesia produzida pelos seus poetas. Por força disso, organizei com a poetisa Dalila Teles Veras (diretora da Livraria Alpharrabio, de Santo André), a antologia POESIA VIVA DE SÃO PAULO - reunião de textos publicados sobre a cidade por mais de 80 poetas paulistas contemporâneos. Devidamente atualizada ao longo dos últimos 30 anos, esta antologia será publicada, em 2 volumes (2 ebooks), pela Panamerica Nordestal Editora, do Recife, em parceria com uma instituição cultural paulistana, no próximo aniversário da cidade. É a poesia de São Paulo viva, além do plano físico do livro, na indimensionável amplidão da rede mundial de computadores. - JUAREIZ CORREYA (Recife, janeiro de 2012)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET