segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUEM ERAM OS TERRORISTAS ?

Minha amiga Nena Meier, após alguns anos na Europa, voltou ao Recife, sua cidade natal, há alguns meses. Ela me enviou um e-mail, solidária com a campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, que merece ser lido como uma carta aberta aos estudantes :

"No final da década de 70, eu tb combati a ditadura, era uma estudante que fazia parte da UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UBES). Em sua história acumulam-se inúmeras vitórias e participações em eventos importantes para a vida política do país, como a resistência à ditadura militar, a luta pelo passe-estudantil, pela meia-entrada em atividades culturais, esportivas e sociais, pelo voto aos 16 anos e contra as guerras. Realizou em 2005 seu 36o. Congresso. Muitos desses congressos aconteceram na ilegalidade durante a Ditadura Militar, entre 1964 e 1985, quando a UBES lutava por liberdades democráticas no Brasil.
A instituição participa do Conselho Nacional da Juventude e da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), ao lado da UNE, MST, CUT, movimentos de moradia, pastorais e diversos sindicatos.
Na época o meu pai era um ex-milico, ele me falava para ter muito cuidado com a minha rebeldia terrorista.
Ele me explicava que a polícia era treinada para bater, torturar e matar. Ele ainda falou, preocupado : - Não posso fazer nada por vc se eles te pegarem, te cuida filha !
Eu ñ era uma terrorista, era apenas uma estudante secundarista, militante do PT, cheia de sonhos e ideologia.
Eu e vários estudantes somos um pouco do PT de hoje.
É DILMA ! É 13 !"



Nena Meier complementa a sua mensagem com esta informação :

O crítico de cinema e editor do CINEMA EM CENA (http://cinemaemcena.com.br) Pablo Villaça (http://twitter.com/pablovillaca)discute o assustador fenômeno de jovens que hoje se referem àqueles que combateram a ditadura militar como "terroristas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário