GERAÇÃO 65, JACI BEZERRA E A "EDIÇÕES PIRATA", QUE VAI COMPLETAR 40 ANOS !


EDIÇÕES PIRATA - GERAÇÃO 65, 
50 ANOS : Palestra de Juareiz Correya 
(Capa do DVD produzido por Carlos 
Augusto Cavalcanti, da AC Filmagens) 



     A convite das escritoras amigas Myriam Brindeiro e Eugênia Menezes, apresentei, quinta-feira, 
dia 3 / maio, às 16 horas, no espaço Cultura Nordestina Letras & Artes (Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela, Recife, PE), dirigido pela escritora Salete Rêgo Barros, a palestra "A Edições Pirata e a ação solidária do escritor Jaci Bezerra".  O encontro faz parte de um projeto sobre os "50 ANOS DA GERAÇÃO 65", coordenado pelas escritoras amigas, documentando depoimentos de várias pessoas da vida cultural do Recife que pertenceram à "Geração 65" ou tiveram alguma identificação com o grupo literário de Jaboatão-Recife.  

     Particularmente, para mim a "Geração 65" significou a minha amizade com Jaci Bezerra, um dos principais nomes do grupo de poetas assim identificado.  Na verdade, a nossa amizade se firmou desde a primeira hora em que ele iniciou, com um grupo de amigos, em sua maioria funcionários da Fundação Joaquim Nabuco, em 1979, no Recife, o projeto editorial da "Edições Pirata"; e se fortaleceu a partir do projeto editorial que empreendi, com uma pequena editora - a Nordestal -, publicando mensalmente a Revista POESIA, lançada no Recife em abril de 1980.   E, independente do tempo da vida da "Edições Pirata" (de 1979 a 1986) e da Revista POESIA (de 1980 a 1983), a nossa amizade e solidariedade promoveram ainda algumas realizações literárias, editoriais e culturais, em Pernambuco, até a primeira década deste Século 21.  

     Este foi o mote da palestra sobre a "Edições Pirata", que, em 2019 (faltam apenas 3 anos...), o Recife, com certeza, vai festejar : são 40 anos de criação de um movimento editorial, um verdadeiro acontecimento lítero-cultural de Pernambuco que, com o seu saudável e animador exemplo (publicando, em pouco tempo, mais de 300 livros, sobretudo de autores inéditos), conquistou boa parte da inteligência brasileira.   (Juareiz Correya) 




     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE