terça-feira, 30 de junho de 2015

HERMILO BORBA FILHO : Faltam dois anos para Um Século !






     Neste mês de julho / 2015, o escritor pernambucano Hermilo Borba Filho, nascido em Palmares, no dia 8 de julho / 1917, completa o seu 98o. aniversário de nascimento. Faleceu no Recife, em junho de 1976, e, em sua homenagem,  a sua cidade natal criou a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho (1983) e o Recife criou o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo - Hermilo (1988).  

     Escritor  fecundo, de projeção nacional e internacional, publicou mais de 30 livros (estudos, biografias, ensaios, teatro, romances, contos, novelas), deixou ainda alguns títulos inéditos prontos para publicação e uma expressiva produção jornalística dispersa em jornais e revistas do seu tempo.  

     Em Pernambuco, Palmares e o Recife devem realizar um amplo projeto editorial e cultural - publicação  e reedição de livros, do escritor e sobre o escritor, palestras, debates, concursos,  exposições artísticas, montagens teatrais, exibições vídeo-cinematográficas - que evidenciam a sua importância histórica para a Literatura e a Cultura do Estado, no ano de 2017, em homenagem ao Centenário de Nascimento de Hermilo Borba Filho.  

(Juareiz Correya) 

Um comentário:

  1. Justíssima homenagem. Oxalá todos os que deixaram sua marca na cultura deste País fossem sempre lembrados.

    ResponderExcluir