A BIOGRAFIA DE DEUS

Desde a década de 70 do século passado, mais precisamente desde o ano de 1976, que é quando elaborei a primeira versão, datilografada, este título - A BIOGRAFIA DE DEUS -, do meu livro de contos ainda inédito, tem me dado alguma satisfação e alguns sustos. Satisfação, mesmo sem publicação ?, perguntará alguém mais atento... Sim. É que, ao divulgar esse título, de alguma forma, tenho recebido aceitação e até elogios. Cito o título, falo sobre a idéia geral do projeto, lembro, rapidamente, alguns contos, e as pessoas com quem converso se revelam admiradas e interessadas. Quando publico ? Venho adiando a publicação, desde esse tempo, e, na medida do possível, enxugando, acrescentando e melhorando o conjunto de textos.

Lembro as conversas com Jaci Bezerra, Maximiano Campos, Moacyr Sena Dantas, Gilvan Lemos, todos excelentes contistas e amigos de empresas e de mesas. O poeta, contista e romancista Everaldo Moreira Veras, em conversa solta à calçada da antiga livraria Livro 7, na Rua 7 de Setembro, do bairro recifense da Boa Vista, chegou ao exagero de me propor a aquisição desse título. Assim, senhores :

- Poeta, esse título é muito bom. Compro agora mesmo. Aliás, me deixe lhe confessar : você é muito bom com os títulos dos seus livros. Eu compro esse na hora que você quiser. Vocês de Palmares são uns danados. Gosto muito também dos títulos de Hermilo : "Margem das Lembranças", "A Porteira do Mundo", "O Cavalo da Noite", "Deus no Pasto"... Título de livro é coisa muito séria. Ou é sugestivo, e diz tudo, ou não diz nada !

Mas os meus sustos são maiores. Na própria Livro 7, senti um frio me estiletando, do ventre à garganta, quando me deparei com o título do livro de um romancista norte-americano muito popular : O PUNHO DE DEUS. Ainda na Livro 7, meses depois, outro susto : estava lá, na minha cara, no alto de uma prateleira : A CALIGRAFIA DE DEUS, livro de contos do acreano Márcio de Souza. No ano de 2003 o jornalista e ficcionista carioca Fausto Wolf publicou um livro de contos intitulado O NOME DE DEUS.

Qualquer dia desses encontrarei, finalmente, um livro, de contos, definitivamente assustador : A BIOGRAFIA DE DEUS. Não assinado por mim.


__________________________________________
Do livro inédito PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS

Comentários

  1. É isso poeta. Eu mesmo fiquei impressionado com o título e com algumas estórias que você me contou. Este livro está caindo de maduro, coloque-o nas ruas porque queremos saber: QUEM É ESSE DEUS QUE VAGA NAS RUAS DE PALMARES!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que esse livro tem de sair... não espere mais, meu irmão.
    estou curiosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE