PALMARES - UMA NOVA CIDADE

No mês em que completou 131 anos de emancipação municipal - comemorado no dia 9 de junho deste ano -, a Cidade dos Palmares, principal núcleo urbano da Região Mata Sul de Pernambuco, foi praticamente devorada pela fúria das águas revoltas do seu Rio Una, que, com outros rios, riachos e lagoas da região, tornou-se um mar dantesco e destruidor. Um "pesadelo fluvial", como pensou Hermilo Borba Filho intitular o seu romance MARGEM DAS LEMBRANÇAS. Junto com Palmares, 23 municípios da Região da Mata, 10 do Agreste e 5 do Grande Recife - sentiram a força tsunâmica das águas que inundaram Pernambuco e Alagoas, do dia 18 ao dia 20 do inverno do mês passado, e estão em situação de emergência ou calamidade pública.

Grande parte da área edificada da Cidade dos Palmares foi destruída, e, dessa área, o que restou de pé, está irremediavelmente condenado, como espaço residencial, comercial e até industrial. Palmares não é e não será mais a mesma. Sabem disso, conscientemente responsáveis, os Governos Federal e Estadual, como foi documentado com as presenças solidárias do Presidente Lula e do Governador Eduardo Campos. E com os depoimentos e suas ações urgentes, imediatas, e programadas para o futuro. E caberá ao atual Prefeito - Sr. José Bartolomeu de Almeida Melo, o popular Beto - a responsabilidade maior de reordenar e conduzir todo o imenso trabalho de reconstrução e renascimento da heróica e histórica Palmares.

O Governador Eduardo Campos declarou muito bem : "Não haverá dinheiro público para reconstrução de casas em áreas de risco." O município de Gameleira, também drasticamente atingido pela enchente de junho, já decidiu, exemplarmente, transformar toda a área da cidade que margeia o Rio Sirinhaém em um parque ecológico. É exemplo a ser seguido pelos outros municípios da região e sobretudo por Palmares. As margens do Rio Una - da antiga Usina 13 de Maio até o bairro de Santa Rosa e ponte nova da duplicação da BR-101 - devem se transformar num imenso e aprazível parque ecológico e sítio de reflorestamento da Mata Atlântica.

E, para que a própria Prefeitura dos Palmares dê o seu exemplo - diante da iminente condenação do seu edifício sede -, a administração municipal pode muito bem ser transferida para um espaço que norteará o renascimento e a retomada do desenvolvimento urbano da cidade : instalada no antigo edifício do escritório central da Great Western / Rede Ferroviária do Nordeste, no bairro de Santa Luzia, à entrada da cidade. A ser restaurado e redimensionado para esse fim, o edifício - parte do conjunto do parque ferroviário já preservado pela Prefeitura Municipal dos Palmares - integra um amplo projeto iniciado, em 2003, pela FIDEM/FUNDARPE/GOVERNO DE PERNAMBUCO, com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco e do Ministério da Cultura : o Projeto de Preservação do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco. A antiga Estação Ferroviária, por exemplo, transformada em Estação Cultural dos Palmares, da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, já integra esse projeto estadual desde o ano de 2003.

Uma Nova Palmares, uma Cidade Alta, uma Palmares do Futuro nascerá.


_________________________________

Artigo publicado também no blog ANOTICIA
(http://www.jornaldanoticia.blogspot.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE