EM PALMARES - PE, EDIFÍCIO DA REDE FERROVIÁRIA DO NORDESTE (EM RUÍNAS), SERÁ PRESERVADO E RESTAURADO PELA FUTURA "FUNDAÇÃO REGIONAL ESCRITOR HERMILO BORBA FILHO"












Ruínas da Estrada de Ferro Recife 
ao São Francisco / RFN 
(Bairro de Santa Luzia, Palmares, PE) 
_________________________________ 
Fotografias de Jaudiano Santos


          Integrado ao Conjunto Ferroviário de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco -  Estação Ferroviária (hoje preservada como unidade administrativa da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho / Prefeitura Municipal dos Palmares), vila de funcionários, casas isoladas, uma escola, oficina de vagões e depósitos -, o prédio do escritório da antiga Estrada de Ferro Recife ao São Francisco, em ruínas desde o início deste século, será preservado, restaurado e transformado em um espaço cultural pela futura FUNDAÇÃO REGIONAL ESCRITOR HERMILO BORBA FILHO, a ser instituída pelo Governo do Estado de Pernambuco. De acordo com os produtores culturais da Mata Sul, que estão sendo mobilizados para sensibilizar o governo estadual, a futura fundação regional, inédita em Pernambuco e no Nordeste Brasileiro, com esse projeto, salvará "o mais relevante conjunto ferroviário regional da histórica Estrada de Ferro Recife ao São Francisco" (inaugurado, em Palmares, no mês de novembro  de 1862).  

          Esse conjunto do território palmarense compõe o Inventário do Patrimônio Ferroviário em Pernambuco, preparado em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.    

- Texto de Juareiz Correya 

Comentários

  1. felicitações pela iniciativa corajosa e necessária...... a memória é história viva e precisa sim ser preservada......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE