PALMARES, DEZEMBRO DE 1979








          Circulamos pelo centro da cidade - eu, Solange Correia e José Terra, nosso filho, que completaria um ano... -, véspera da festa do dia 8 da padroeira Nossa Senhora da Conceição, para a alegria do menino com os atrativos da festa de rua e do parque de diversões, localizado entre o pátio da Matriz e a Rodoviária Municipal.  Solange estava com 7 meses de gravidez do nosso segundo filho.  Entre as 20 e 21 horas, voltamos para o quitinete onde morávamos, na Rua do Limão, do Alto do Lenhador, deixei os três acomodados e fui para a casa dos meus pais, na Praça da Luz, onde deveria me encontrar com Jamilton, meu irmão, para concluirmos a montagem de uma publicação especial sobre o aniversário do Lions Clube de Palmares, a pedido do seu presidente Paulo Rogério Melo.  

          Enquanto aguardava Jamilton, que estava na casa da noiva, no Bairro Modelo, perto da ponte de Japarandubas, coloquei o material da publicação na mesa da pequena sala de jantar, para organizar os textos e ilustrações, aprovar com Jamilton a arte-final e apresentar, na semana seguinte, o projeto de publicação ao presidente do Lions Clube.  

          De repente, alguém chamou, no portão da entrada da casa, de forma alarmante, pelo meu pai, que estava com a minha mãe no quarto da frente. Ele saiu rápido e só ouvi o comerciante, um conhecido da Rua da Aurora, dizer - "atiraram em Jamilton". 

          Meu pai quis logo saber onde ele estava, e ouvi o comerciante informar : 

          - No posto de Ivon.   

          Meu pai nem abotoou a camisa e, sem falar com a minha mãe, saiu correndo na direção do "posto de Ivon", que ficava a alguns metros da Praça da Luz, no início da Rua da Aurora.  Minha mãe pediu que eu fosse ajudar meu pai, mas eu já estava na calçada da casa e corri na direção do posto de Ivon. Quando alcancei meu pai, ele estava alterado exigindo e quase agredindo o vigia do posto para que dissesse o que tinha acontecido com Jamilton.  O vigia, meio assustado, disse : 

          - A polícia levou.   

          Chamei o meu pai e disse logo que a gente deveria procurar Jamilton no Hospital Regional, para onde poderia ter sido levado pela polícia.  Um conhecido parou o seu carro à nossa frente e disse que nos levaria ao Hospital Regional, onde Jamilton não estava e seguimos logo na direção do Hospital Santa Rosa e do Hospital Menino de Jesus.   

          Antes de chegar ao Hospital Santa Rosa avistamos a kombi da polícia estacionada à entrada. Meu pai foi reconhecido por um policial civil, que lhe informou logo qual era a situação : Jamilton tinha sido ferido, à bala, em um pé, e estava sendo medicado.  Meu pai entrou logo à procura do meu irmão.  Ao tentar segui-lo, outro policial civil, que eu não conhecia também, sequer de vista, estendeu um braço, me impedindo : 

          - Você é Juarez ? 

          Respondi que sim e ele me pediu para acompanhá-lo até a kombi da polícia ali estacionada.  A porta de trás da kombi foi aberta e eu entrei na pequena "cela", onde fiquei frente a frente com outro policial civil, que vivia e trabalhava em Palmares.  Ele, forçando um ar de riso, me falou : 

          - Tudo bem, Juarez ? 

          Não respondi e seguimos em silêncio, como em um túmulo, até a delegacia da cidade.  Eu estava sendo preso e não sabia qual era o motivo daquela prisão.    


_________________________________________ 
Texto do ebook inédito Melhor é Viver 
(Pequenas Histórias Reais), de Juareiz Correya  

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE