PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS : MAIS UMA "LENDA DE CASA"






     Durante todos os anos em que vivi na casa dos meus pais, em Palmares (PE), tinha certo o conhecimento de que os meus avós paternos se chamavam Simplício e Francisca.  Ele seria Simplício Francisco Correia e ela Francisca Regina Correia, visto que meu pai se chamava José Benedito Correia. No mês em que o meu pai faleceu, tia  Antonia, irmã dele, ficou lá em casa, na Praça da Luz, como quem já contava com o desfecho, acompanhando tudo.  Ele vivia praticamente imobilizado em uma cama há sete anos.  Já nem falava.  Não sei se ouvia a gente direito.  Mas reagia sempre diante de alguma coisa que fosse do seu desagrado...

     Certo dia, conversando na cozinha, pedi a tia Antonia que trouxesse de Porto Calvo (AL) algum documento dos meus avós, qualquer coisa relacionada com a origem da família.  Ela me prometeu trazer cópia do registro do casamento deles.  E assim fez.  Li, junto com ela, o documento, e fiquei estarrecido :  O nome do meu avô era Simpliciano (e não Simplício) Francisco do Nascimento e o da minha avó era Francisca Regina Duarte.

     - Onde foram buscar esse Correia da gente ?

     Tia Antonia contou :

     - A história é que os dois eram analfabetos.  Naquele tempo, pouca gente sabia ler.  Nem mesmo o pessoal que trabalhava nos cartórios...  Quando meu pai se casou com a minha mãe, ele estava trabalhando no Correio, era pintor de paredes, ganhava a vida trabalhando em construções, pintando casas...   Aí ele estava trabalhando no Correio, teve o primeiro filho, foi registrar, de quem era ? - De Simplício, disseram; que Simplício, de onde ?  do Correio, filho de Simplício do Correio, aí foi fácil, Correio, ninguém se chama Correio, Correia tá certo, é a mesma coisa, pegou, pronto, ficou o sobrenome, Correia.

     Ainda bem que o meu pai já não podia mais ouvir ou entender essa história...  E dias depois ele se encantou como José Benedito Correia sem saber que, na verdade, deveria se chamar José Benedito Duarte do Nascimento !  
 (Juareiz Correya) 


Comentários

  1. E assim muitos nomes se.transformaram.Mas o que fico me perguntando é: qual o grau de alfabetização do profissional do cartório? Sem dúvida, uma história deleciosa.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o que o amigo descreve.E isto era e é usual, atualmente;mas de uma maneira oficial,é mais difícil.E é mais uma contribuição para a geneologia.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa história!
    Conto para várias pessoas e ninguém acredita 😂

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET