PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS : "LENDAS DE CASA"






     Duas lendas dão origem às famílias da minha mãe (Barbosa) e do meu pai (Correia).  Sobre a família da minha mãe, ela mesma contava :

     Em terras de Pernambuco, Dinda, a minha trisavó, mãe da avó da minha mãe, era uma índia que tinha sido encontrada, recém-nascida, no meio do mato, por um cachorro, e tinha sido levada, presa nos dentes do animal, para a casa do meu tetravô. Dinda cresceu ali no sítio, como filha da casa, casou e gerou a mãe de Mãe Lica, minha avó (lembro o seu tipo indígena puro), que casou e gerou, entre outras filhas e filhos, Mãe Carminha, a minha mãe.  

     Da parte da família do meu pai, não foi ele, quem me contou a história, mas a sua irmã, tia Antonia, que ainda hoje vive em Porto Calvo (AL), onde nasceram.  Segundo tia Antonia, no interior de Alagoas - na região de Porto Calvo mesmo - chegou um pirata português, bem e mal visto pelas pessoas do lugar, e foi ficando, e engraçou-se de uma moça, se envolveu com ela, depois ele viajou e ela ficou na cidade já "em estado interessante" (sinônimo nordestino de mulher grávida...)  O pirata português sumiu, não deu mais notícia por uns seis anos - tempo em que foi devidamente amaldiçoado pela família da moça - e, certo dia, reapareceu nesse lugar.  Parece que já era comerciante.  Procurou a moça que deixara há seis anos e soube do filho dela.  Um filho que ela dizia ser seu.  Ele não teve dúvida : pediu para ver o menino e se pôs a examinar os seus pés, até verificar que um artelho-mindinho tinha a unha rachada.

     - É meu filho mesmo, concluiiu.  E casou com a mulher, a minha trisavó alagoana.

     Meu pai, ao ouvir tia Antonia contar essa história, não gostou.  Mas não tinha como contestar.  Tia Antonia dizia logo, desafiadora :

     - Mostre os pés, Biu, e a sua unha rachada...  

     Também eu tenho a unha do artelho-mindinho, do pé direito, rachada.  



___________________________________________________
Do livro inédito PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE