MAIO DE 2015 : 120o. ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO POETA ASCENSO FERREIRA






ASCENSO FERREIRA
 (Recife, PE, década de 1940)



     O poeta pernambucano Ascenso Ferreira, neste dia 9 de maio de 2015, completa o seu 120o. Aniversário de Nascimento e está mais vivo do que nunca, no seu Estado, sobretudo no Recife e em Palmares, sua cidade natal.  Ele se encantou há exatos 50 anos (maio de 1965). e ficou na sua terra, no Nordeste Brasileiro, fazendo milagres com a sua telúrica poesia.    

      Na capital pernambucana, o SESC Santa Rita, com o seu produtivo Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, promove, hoje, na Livraria Cultura (Paço da Alfândega, Recife Antigo), às 19 horas, o evento CELEBRANDO ASCENSO, com o lançamento da revista online "Ascenso, minha língua", que divulgará conteúdos sobre o poeta, além de artigos que abordam a Literatura, quadrinhos, cinema e arte pernambucana e brasileira.  Em seguida, três premiados escritores pernambucanos - Everardo Norões, Débora Ferraz e Samarone Lima, mediados pelo jornalista Felipe Torres - vão conversar sobre o homenageado, seu legado e o atual momento literário brasileiro.   

      Em Palmares, sua cidade natal, Ascenso Ferreira será homenageado, neste dia dos seus 120 anos de poesia, com a criação da Academia Palmarense de Letras, e a posse dos acadêmicos-fundadores, em cerimônia no Teatro Cinema Apolo, no centro da cidade, presidida especialmente pelo Dr. Marcelino Granja, Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco.  A Academia Palmarense de Letras já está se mobilizando para preservar, restaurar e conquistar, junto à Prefeitura Municipal dos Palmares, a doação da antiga casa onde o poeta Ascenso Ferreira viveu a sua juventude (hoje em ruínas), localizada em área central da cidade, para ser transformada na Casa do Poeta Ascenso Ferreira - sede da Academia Palmarense de Letras.   

      Em tempo : de acordo com a professora e poetisa Socorro Duran, uma incansável pesquisadora e divulgadora da vida e da obra de Ascenso Ferreira, a Prefeitura Municipal dos Palmares, a partir de hoje, tem Lei Municipal que registra o Dia 9 de Maio como DIA DE ASCENSO (um incentivo oficial para que todos os educandários locais dediquem estudos específicos  ao mais importante poeta da sua terra).  

     E, ainda neste mês de maio (quinta-feira, dia 14), no lançamento do ENCONTRO DE POESIA NO GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA (Recife, Pernambuco), onde se apresentarão, mensalmente, poetas contemporâneos pernambucanos, brasileiros e portugueses, a entidade luso-brasileira vai homenagear também, o poeta pernambucano, ao lado da poetisa portuguesa Maria Tereza Horta.   

      Considerado um dos poetas mais originais do Modernismo Brasileiro, com o lançamento do seu primeiro livro de poesia - Catimbó -, Ascenso Ferreira tem mantido em relevo, no cenário cultural do nosso País, desde a década de 1920, a poesia moderna do Nordeste Brasileiro. 
      
       (Texto de Juareiz Correya) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE