Ebooks da Panamerica : "EM NOME DA AMÉRICA - Poemas Brasileiros do Século 20"

Retomo, nestes dias de Carnaval (estou ilhado no centro do Recife, com leituras e alguma comunicação Via Internet), a organização e digitação da antologia "EM NOME DA AMÉRICA - Poemas Brasileiros do Século 20", para publicação em ebook, entre outros que serão lançados pela Panamerica Nordestal (http://www.panamerica.net.br) a partir do segundo semestre deste ano de 2012. Reencontro este projeto com alegria indizível : trata-se de um verdadeiro renascimento.

Iniciado desde a década de 1990, o projeto de edição dessa antologia foi algumas vezes deixado de lado, de molho, mofando, ficou quase perdido, tendo em vista a falta de incentivo e de solidariedade que um projeto dessa natureza merece e que eu pouco encontrei. Aliás, encontrei mesmo um inexplicável silêncio e desinteresse de possíveis parceiros, coeditores e administradores de cultura (centros culturais, secretarias, fundações) que, no Brasil, têm um perfil ideal, certo até para realiza-lo por sua conta e seu próprio empenho. Tudo isso me surpreendeu e me desestimulou até hoje. Para que se tenha ideia, verifico que esse projeto está, em minhas mãos, desativado há mais de 5 anos !

Mas vamos lá e vamos realizá-lo sim (falta pouco para concluirmos a sua organização), animados pelas imensas possibilidades que a Internet já criou e está criando no campo editorial. Pode ser que apareça como livro físico mas o meu interesse e empenho é de realizar a sua publicação como ebook da nossa Panamerica Nordestal, do Recife (PE), para que a antologia se torne amplamente acessível aqui no Brasil, na América e em toda a rede mundial de computadores.

A antologia reune textos de poetas brasileiros do Século 20 publicados desde o ano de 1926 até o ano de 1997. São mais de 40 poetas destes Estados : Rio de Janeiro (10), Paraíba (1), Alagoas (1), São Paulo (12), Maranhão (2), Pernambuco (6), Minas Gerais (1), Mato Grosso (2), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3) e Paraná (1). Uma antologia que resgata e preserva textos de poetas brasileiros (de Ronald de Carvalho, RJ, a Luiz de Miranda, RS) que, no Século 20, dedicaram um momento significativo de sua criação à identificação plena com a natureza espiritual da nossa América, ao corpo e à alma da sua continentalidade. (JUAREIZ CORREYA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE