domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ebooks da Panamerica : "EM NOME DA AMÉRICA - Poemas Brasileiros do Século 20"

Retomo, nestes dias de Carnaval (estou ilhado no centro do Recife, com leituras e alguma comunicação Via Internet), a organização e digitação da antologia "EM NOME DA AMÉRICA - Poemas Brasileiros do Século 20", para publicação em ebook, entre outros que serão lançados pela Panamerica Nordestal (http://www.panamerica.net.br) a partir do segundo semestre deste ano de 2012. Reencontro este projeto com alegria indizível : trata-se de um verdadeiro renascimento.

Iniciado desde a década de 1990, o projeto de edição dessa antologia foi algumas vezes deixado de lado, de molho, mofando, ficou quase perdido, tendo em vista a falta de incentivo e de solidariedade que um projeto dessa natureza merece e que eu pouco encontrei. Aliás, encontrei mesmo um inexplicável silêncio e desinteresse de possíveis parceiros, coeditores e administradores de cultura (centros culturais, secretarias, fundações) que, no Brasil, têm um perfil ideal, certo até para realiza-lo por sua conta e seu próprio empenho. Tudo isso me surpreendeu e me desestimulou até hoje. Para que se tenha ideia, verifico que esse projeto está, em minhas mãos, desativado há mais de 5 anos !

Mas vamos lá e vamos realizá-lo sim (falta pouco para concluirmos a sua organização), animados pelas imensas possibilidades que a Internet já criou e está criando no campo editorial. Pode ser que apareça como livro físico mas o meu interesse e empenho é de realizar a sua publicação como ebook da nossa Panamerica Nordestal, do Recife (PE), para que a antologia se torne amplamente acessível aqui no Brasil, na América e em toda a rede mundial de computadores.

A antologia reune textos de poetas brasileiros do Século 20 publicados desde o ano de 1926 até o ano de 1997. São mais de 40 poetas destes Estados : Rio de Janeiro (10), Paraíba (1), Alagoas (1), São Paulo (12), Maranhão (2), Pernambuco (6), Minas Gerais (1), Mato Grosso (2), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3) e Paraná (1). Uma antologia que resgata e preserva textos de poetas brasileiros (de Ronald de Carvalho, RJ, a Luiz de Miranda, RS) que, no Século 20, dedicaram um momento significativo de sua criação à identificação plena com a natureza espiritual da nossa América, ao corpo e à alma da sua continentalidade. (JUAREIZ CORREYA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário