ASCENSO, O NORDESTE EM CARNE E OSSO : Modernismo "Copyright by Ascensão"






Ascenso Ferreira, na década de 1930, 
fase da publicação de CANA CAIANA 



          O Modernismo já assaltara Ascenso, salvando-o de vez da camisa-de-força dos "cânones da poesia antiga", e ele passou a se fixar na estética do verso livre modernista, com assumida carga de brasilidade, encorajado pela presença de Guilherme de Almeida em Pernambuco, cuja recitação do poema "Raça", no Teatro Santa Isabel, foi o abre-te sésamo de Ascenso para as descobertas inusitadas de sua poética revolucionária. (9)  A passagem do poeta paulista Guilherme de Almeida se deu em 1925. Ele toma conhecimento da poesia de Ascenso e o incentiva.    

          Há um ano Ascenso já escrevia a sua poesia deliberadamente modernista, com publicações na revista MAURICÉIA e REVISTA DE PERNAMBUCO, e também com participação em recitais no Teatro Santa Isabel.  Luís da Câmara Cascudo assinala a mudança definitiva da poesia parnasiana para a poesia modernista, que ele acompanha de perto : 

          "Ascenso, durante cinco anos, foi um companheiro dileto, solidário com as caminhadas sem rumo, namorando casario colonial, calcando as pedras que viram Nassau e ceando peixe frito num "frege" ou devorando abacaxis no cais que se chamava "dos abacaxis".  Essas horas eram delirantemente poéticas.  Assisti Ascenso largar o "Sol da Primavera" e escrever e dizer  seus versos
iniciais, absolutamente "copyright  by Ascensão".  Animei-o a desacatar as meninas que gemiam  poemas líricos e  bradar os versos novos, cheirando a mato e a brasilidade, livres de títulos e de doutrinas." (10) 

          O pessoal da REVISTA DO NORTE - Joaquim Cardozo, José Maria de Albuquerque e Mello, Benedito Monteiro, Luís Jardim, Osório Borba e outros -  era o grupo mais incentivador de Ascenso.  Além desse grupo, havia também José de Góis Filho, da REVISTA DE PERNAMBUCO, e Joaquim Inojosa, da REVISTA MAURICÉIA.  


          Jornais e revistas do Recife disputaram logo os primeiros poemas modernistas de Ascenso, na base do incentivo promovido também por Aníbal Fernandes, no DIÁRIO DE PERNAMBUCO, e por Gouveia de Barros.  O primeiro livro de Ascenso, Catimbó, recebeu o carinho do pessoal da REVISTA DO NORTE, com capa e ilustração de Joaquim Cardozo e coordenação gráfica de José Maria  de Albuquerque e Mello, que fez das tripas coração porque os recursos gráficos da revista não eram suficientes para uma boa programação visual, como a que resultou com o seu empenho.  A edição do livro foi financiada por um grupo de amigos : Batista da Silva, João Cardoso Ayres, José Bezerra Filho, Domingos Ferreira, Luiz Cedro, Jaime Coimbra, Ibrahim Nejaim e Antiógenes Chaves. (11)


          A poesia modernista de Ascenso Ferreira deslumbrou o pessoal da Semana de Arte Moderna, de São Paulo, e Catimbó mereceu um  consagrador estudo de Mário de Andrade, no DIÁRIO NACIONAL (São Paulo, SP, 1927), destacando o livro com a posição altamente elogiosa de "um dos mais originais do Modernismo Brasileiro".  

          Nesse tempo Ascenso já havia estabelecido sua amizade com Manuel Bandeira. O poeta viaja ao Rio de Janeiro, para divulgar Catimbó, e recebe críticas negativas de Medeiros de Albuquerque. Mas João Ribeiro, Peregrino Júnior, Álvaro Moreyra, Carlos Dias Fernandes e Tristão de Athayde, considerado o principal crítico literário brasileiro, na época, não lhe pouparam elogios.  

         A passagem de Mário de Andrade, pelo Recife, em 1928, aproxima pessoalmente os dois poetas e nasce daí uma saudável amizade entre ambos, estabelecendo-se  um intercâmbio literário e cultural de importância fundamental para o desenvolvimento de toda a obra, sobretudo ensaística, de Ascenso Ferreira.    

..........................................................................................................................  

                    (9)  BARROS, Souza - 50 Anos de Catimbó, Editora Cátedra/INL, 
                           Rio de J aneiro, RJ, 1977. 
                   (10) CASCUDO, Luís da Câmara - Jornal "A República", Natal, RN, 
                           1939  /  Prefácio do livro Cana Caiana (Edição do autor, Recife, 
                           PE, 1939). 
                   (11)  BARROS, Souza - 50 Anos de Catimbó, Editora Cátedra/INL, 
                           Rio de Janeiro, RJ, 1977 . 

__________________________________________________________  
Trecho inicial (Capítulo 4) do ebook 
ASCENSO, O NORDESTE EM CARNE E OSSO 
- Vida e Poesia de Ascenso Ferreira, 
de Juareiz Correya, a ser lançado, em breve, 
na Ebooks Panamerica  
- www.ebookspanamerica.com    



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET