9 DE MAIO, DIA DE ASCENSO FERREIRA : MAIS TEMPO DE "CATIMBÓ"











POEMAS DE ASCENSO FERREIRA 
(Capa e contracapa da 5a. edição 
lançada pela Nordestal Editora - Recife, PE, 
1995, em homenagem ao Centenário 
de Nascimento do Poeta) 



     A reedição da poesia reunida de Ascenso Ferreira, em 1981, conquistou Pernambuco.  Isso se refletiu na imprensa local, com os seus principais jornais diários - DIÁRIO DE PERNAMBUCO e JORNAL DO COMMERCIO -;  com o semanário recifense JORNAL DA CIDADE, que contribuíra diretamente para que fosse resolvido o impasse editorial  existente há anos (desde a sua morte, em 1965); com as emissoras locais de rádio e de televisão, na imprensa nacional, com elogiosas reportagens publicadas pelo JORNAL DO BRASIL, do Rio de Janeiro, e pelos jornais paulistas FOLHA DE S. PAULO e O ESTADO DE SÃO PAULO; nas universidades e escolas de ensino médio do Recife e de várias cidades do interior pernambucano; e na atenção direta dos leitores pernambucanos em geral, que tornaram a edição um sucesso de venda local.   

     A partir dessa nova edição do livro Poemas de Ascenso Ferreira (Catimbó - Cana Caiana - Xenhenhém), nasceu uma novíssima fortuna crítica sobre a sua poesia, em quase cinco dezenas de artigos, crônicas, reportagens, ensaios, teses acadêmicas, dispersos em jornais, revistas, livros, blogs e sites.  

     É preciso lembrar que, no ano de 1981 - há dezoito anos sem ser publicado - uma idade adulta de obscurecimento -, o poeta Ascenso Ferreira estava, com a sua grande poesia, vivendo uma longa e penosa condenação.  Um drama inexplicável, ou poderíamos dizer que explicável somente em Pernambuco. Digo melhor, no Brasil.  Sim, no Brasil, tanto a dimensão de Ascenso Ferreira não cabe apenas em sua terra natal, estende-se pelo país inteiro... -, como afirmávamos na apresentação da edição. 

     E lembrar também que já havia uma fortuna crítica registrada pelo amigo e biógrafo Souza Barros, no livro 50 anos de Catimbó (Editora Cátedra / INL/MEC, Rio de Janeiro, RJ / Brasília, DF, 1977), reunindo textos destes nomes destacados no cenário cultural nordestino e brasileiro e identificados com a poesia de Ascenso Ferreira : Amaury Pedrosa, Barbosa Lima Sobrinho,  Edgard Cavalheiro,    Haroldo Bruno, João Clímaco Bezerra, João Ribeiro, José Condé, José Mário Rodrigues, Júlio Cezar Ramalho Ramos, Luís da Câmara Cascudo, Luís Jardim, Luiz F, Papi, Luiz Luna, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Souto Maior, Maurílio Bruno, Mauro Mota, Nelson Barbalho, Nelson Coutinho, Osório Borba, Raul Lima, Roger Bastide, Sérgio Milliet, Valdemar Cavalcanti, Veríssimo de Melo, Waldemar Lopes; e cartas de Cícero Dias, Cristiano Cordeiro, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Gomes Maranhão.   


............................................................................................................................


(Juareiz Correya / 
 Recife, maio de 2015/2019) 




















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET