"PEQUENAS HISTÓRIAS PEQUENAS" : O ANALFABETO E A BUROCRACIA






     O ofício - na verdade, um bilhete garranchado de 5 linhas quase indecifráveis -, assim que chegou ao birou de MM de Melo, secretário de cultura da cidade, foi despachado, para providências do Departamento de Praças e Jardins.  

     Quase 3 meses depois, o bilhete de Amaro do Coco, transformado em um documento  com mais 7 folhas de comunicações digitadas e carimbadas e assinadas por competentes funcionários de diversos setores da Prefeitura, voltou ao birou de MM de Melo.  Tinha tudo quanto era autorização, menos providência.  O secretário MM de Melo devia assinar aquele protocolo de novo para que Amaro do Coco pudesse instalar sua barraca na Praça do Largo da Paz, no bairro de Afogados.  

     MM de Melo não escondeu a indignação com uma sonora "que merda é essa ?!!!" diante daquela papelada . Uma "papelada" da Prefeitura, reconhecia.  Pediu um carro oficial e foi na  mesma hora à Praça do Largo  da Paz para dar, pessoalmente, providência ao pedido do vendedor...

    Na Praça do Largo da Paz já havia uma barraca de cocos e o secretário de cultura foi diretamente para lá, pediu um coco, foi bem servido, bebeu uns goles, puxou conversa.  

     Era a barraca de Amaro do Coco, que atendia a um e a outro com uma desenvoltura de quem parecia até ser dono da Praça.

     O secretário de cultura  perguntou ao vendedor se era ele quem tinha enviado um pedido para a Prefeitura do Recife para instalar aquela barraca.  Amaro do Coco, meio sorridente, disse que sim, e acrescentou logo : estava ali desde o dia em que um amigo preparou o pedido e colocou no Correio para a Prefeitura.  Sabia que a Prefeitura ia demorar...  


     O secretário de cultura MM de Melo voltou com o seu inútil documento debaixo do braço. Não sabia ainda se ia arquivá-lo ou jogá-lo no lixo.  



JUAREIZ CORREYA
( Conto do ebook inédito 
"Pequenas Histórias Pequenas")  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE