PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS : "GERAÇÃO 69"






     Digo sempre, meio levando para o deboche (e com a saudável irreverência dos palmarenses), que sou de uma "Geração 69" de escritores e artistas pernambucanos.  Isto é dito quando alguém tenta me confundir como integrante da chamada Geração 65 de escritores pernambucanos, lançada, no Recife, pelo poeta, crítico e professor César Leal e batizada, no Diário de Pernambuco, pelo historiador Tadeu Rocha. Sou amigo e admirador de alguns desses escritores mas "nasci" depois e cheguei em outro tempo ao Recife. 

     É fato. Posso dizer que, em matéria de literatura, mais particularmente de criação poética, e, ao mesmo tempo, de consciência política e social, eu nasci em 1969, aos 17 anos de idade, em Palmares, minha cidade natal, na região Mata Sul de Pernambuco.  Nasci e fui batizado logo : preso em 19 de setembro, exatamente no dia em que completei 18 anos de idade, fui trazido de Palmares, para o Recife, por policiais do Estado, para ficar detido no DOPS, pelo "perigosíssimo crime" de escrever alguns textos para um jornal-mural (O Olho) e participar de um grupo cultural responsável pelo jornal e que ensaiava também um projeto teatral. 

     Fiquei detido dois dias. Meus companheiros do grupo - o pintor e escritor Telles Junior, o fotógrafo Givanilton Mendes e a advogada e professora Elisete Alves - haviam sido presos antes de mim, durante quatro dias, e foram liberados com a minha chegada ao DOPS. Com esses companheiros e outros novos participantes, o grupo cultural criou um jornal de verdade - O Olho (8 páginas, formato standard, composto em linotipo e impresso na gráfica do jornal recifense Folha da Manhã, em tiragem de 1.000 exemplares). O primeiro e único número desse jornal foi produzido em novembro/dezembro de 1969 e circulou na cidade e na região em janeiro/1970.

     Nesse primeiro e único número d' O Olho publiquei os meus primeiros versos : "Poema vago olhando a cidade".  E o jornal anunciava um livro de minha autoria que seria publicado pelo grupo cultural : POEMAS SEM CORPO.  Naturalmente escrito no ano de 1969.  O jornal não prosseguiu, não circulou mais, o grupo se desfez, e eu viajei direto para São Paulo, com os originais datilografados desse livro debaixo do braço.  Mas já estamos nos anos 70 e isso já é outra história. 


(Recife, agosto de 2008)

____________________________________________
Do livro inédito PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS

      

Comentários

  1. Achei MT interessante pois não tinha conhecimento dessa história apesar que Givanilton Mendes Barreto ser meu pai, mas como eu o perdi quanto adolescente só ouvi por cima não tinha conhecimento dos fatos como realmente foi, mas considero todos vcs verdadeiros guerreiros e me orgulho por isso. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET