MAIO 2020 : 105o. ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO ESCRITOR PAULO CAVALCANTI





Capa da revista publicada em homenagem 
ao Centenário de Nascimento de Paulo Cavalcanti  
(CEPE  Editora, Recife, PE, 2015) 



O Site PAULO CAVALCANTI - LETRAS E HUMANISMO será lançado, no segundo semestre deste ano, como destacada homenagem ao ano do 105o. aniversário de nascimento do escritor  nascido em Olinda - PE  (25 de maio / 1915), com atuação profissional, cultural e política relevante nos municípios pernambucanos de Goiana e do Recife. 

Criado com o incentivo do Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo do Estado de Pernambuco, o Site estará acessível na Internet, a partir do próximo semestre, especialmente para internautas pernambucanos, brasileiros,  e para internautas de todo o mundo, destacando a biografia, fotografias, vídeos e a divulgação de publicações impressas e eletrônicas de Paulo Cavalcanti.  O Site evidenciará também a importância das suas memórias políticas, estudos literários e sociais, e do seu fecundo trabalho à frente do PCB - Partido Comunista Brasileiro, em Pernambuco, da União Brasileira de Escritores - Seção de Pernambuco (UBE-PE), Associação do Ministério Público de Pernambuco, Sociedade Eça de Queiroz (Recife) e AIP - Associação da Imprensa de Pernambuco.  Um blog coletivo - PAULO CAVALCANTI, PRESENTE !  -  divulgará opiniões de familiares, escritores, jornalistas, advogados, juízes, promotores públicos, políticos e admiradores, sobre o homenageado.   



105 ANOS DE HISTÓRIA

Paulo Cavalcanti nasceu no município de Olinda (PE) no dia 25 de maio de 1915. Aos 5 anos de idade a família se mudou para o Recife.  Estudante e simpatizante dos feitos da Coluna Prestes, se dedicou a atividades políticas e foi deputado estadual duas vezes antes de ser eleito vereador do Recife, pelo PCB, em 1992. Além de promotor público, político, jornalista e advogado, Paulo Cavalcanti se destacou, também, como escritor, tendo produzido vários livros importantes - o ensaio EÇA DE QUEIROZ, AGITADOR NO BRASIL e a tetralogia de memórias políticas O CASO EU CONTO COMO O CASO FOI (Recife, 1978 - 1985). Estas duas publicações foram recentemente reeditadas pela CEPE Editora (www.cepe.com.br) 




__________________________________ 
Texto de JUAREIZ CORREYA  
(Coordenador de Conteúdos do Site) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU E OUTROS "JUAREZ CORREIA"

ACERVO CEPE, da Companhia Editora de Pernambuco : Arquivos históricos nas mãos de todos os internautas

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO