POETAS DOS PALMARES : Ebook em homenagem ao Centenário do Teatro Cinema Apolo






     Em sua nova edição, em formato virtual, a antologia POETAS DOS PALMARES, revista e atualizada, reunindo textos de poetas de todas as gerações palmarenses - uma produção de 114 anos de poesia - será lançada pela Panamerica Nordestal Editora, do Recife (PE), em dezembro deste ano, em homenagem ao Centenário do Teatro Cinema Apolo (1914-2014), sede da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho (Palmares, PE).

     Organizada pelo poeta e editor Juareiz Correya, a antologia POETAS DOS PALMARES foi lançada, em primeira edição, no ano de 1973, pela Editora Palmares, da cidade que é conhecida historicamente como a "terra dos poetas", reunindo 20 autores locais.  No ano de 1987, a antologia, revista e ampliada,  com poemas de 45 autores palmarenses, foi lançada em coedição da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho / Prefeitura Municipal dos Palmares e FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco / Governo de Pernambuco.

    No ano de 2002,  29 anos depois da sua primeira edição, a antologia POETAS DOS PALMARES,  em nova edição impressa, também revista e aumentada, com poemas de 72 autores palmarenses, foi lançada pela Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho / Prefeitura Municipal dos Palmares.

     Neste ano de 2014, a 4a. edição da antologia, agora em formato virtual, será lançada com a reunião de textos de mais de 90 poetas palmarenses, atualizada com poemas publicados e inéditos de novos autores locais revelados no período destes primeiros anos do Século 21 (do ano 2001 a 2014.)  A publicação reafirma a vocação de Palmares como "terra dos poetas", um "município de tradição literária procedente, firme, do século XIX", como afirmou Mauro Mota em sua coluna "Agenda", do Diário de Pernambuco, ao comentar a primeira edição da antologia.   (Texto de Juareiz Correya)

     

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE