SETEMBROS DE LIVROS IMPRESSOS, ELETRÔNICOS, E DE LIVRARIA VIRTUAL





     Neste setembro de 2013 alcanço a boa idade de 62 anos, com 43 destes dedicados a minha pequena poesia e um tempo um pouco menor dedicado a publicação de livros, desde a minha primeira experiência editorial no ano de 1971, quando publiquei o meu primeiro título (aliás, um livro sem título, apenas com o meu nome - juarez b. correia -  na capa toda branca, em São Paulo, SP) em sacrificada edição do autor.  De volta a Pernambuco, em 1973, uma experiência ainda mais comprometida com o livro concretizada com a criação da Editora Palmares na minha cidade natal (Palmares, PE) e a publicação de um único título : a antologia POETAS DOS PALMARES.  Além dessa atividade, me vi motivado pela música popular, à frente de de um pequeno festival promovido ainda em Palmares, uma parceria autoral com o compositor pernambucano, de Pesqueira, Paulo Diniz, resultando em algumas canções gravadas e uma pioneira Cantoria da Música Nordestina, que organizamos e realizamos no Recife co-produzida com a Rede Globo Nordeste. Nesse tempo criei, em sociedade com Paulo Diniz, a Nordestal Produções Artísticas, sediada em São Paulo (SP) e, em 1980, voltei a me dedicar inteiramente aos livros, fundando, no Recife (sem a participação de Paulo Diniz), a Nordestal Editora e Distribuidora (hoje a Panamerica Nordestal Editora e Produções Culturais, dirigida pelos meus filhos).

     Seguindo adiante por esse caminho não tinha uma pedra itabirana mas sempre as voltas que o mundo dá para Palmares, onde sonhei um sonho maior do que eu e pude, com uma pequena ajuda dos amigos,  idealizar a instituição da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, a primeira fundação cultural criada no interior de Pernambuco, hoje com os seus 30 anos bem crescidos.  Aprendi muito nessa alegria de viver o meu destino de poeta menor, doutor de coisa nenhuma e com a dose de doidice necessária à lucidez de toda aventura humana.

     Ao completar 50 anos de idade publiquei em Palmares, dirigindo pela segunda vez a Fundação Hermilo Borba Filho, um livreto de poesia intitulado 50 SETEMBROS, reproduzindo alguns poemas divulgados em cordéis, livretos e livros de minha autoria, apenas para distribuição junto a familiares, amigos e conhecidos.

     Até aí, e ainda em 2010, quando publiquei o livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA E OUTROS POEMAS DO SÉCULO 20, me vi comprometido com a produção de textos impressos, a tradicional e clássica forma de divulgação literária como conhecemos no mundo cultural que vivenciamos até hoje.  Mas, no ano seguinte, passei a me dedicar ao livro eletrônico, com a sorte de, no início do ano, lançar pela editora portuguesa Emooby Pubooteca o meu primeiro ebook - CORAÇÃO PORTÁTIL -, pequeno livro de poesia que já havia sido impresso em duas edições anteriores.  E, em setembro de 2011, nos meus 60 anos de idade, publiquei, no Recife, o segundo ebook - 60 SETEMBROS  (Poemas de 2011) -, para não perder o jeito de lembrar a minha vida comprometida com a poesia.

     A Panamerica Nordestal Editora e Produções Culturais já vive na Internet (www.panamerica.net.br) há mais de um ano e, neste mês de setembro de 2013, tenho a sorte de lançar, em companhia dos meus filhos José Terra e João Guarani, responsáveis pela editora,  não apenas um livro mas,  UMA LIVRARIA, inteiramente virtual (divulgaremos o seu endereço eletrônico em breve) : a Panamerica Livraria - Ebooks do Brasil, das Américas, Portugal e Espanha.  Um presente para todos os futuros setembros que viveremos.  


Juareiz Correya 

(Boa Vista, Recife / setembro de 2013) 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas inéditos de Yeda Barros

ARTISTAS DE PALMARES RECONHECIDOS NO MUNDO NÃO FORAM ESQUECIDOS PELA FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA HERMILO BORBA FILHO

O GINÁSIO MUNICIPAL DOS PALMARES NO CORAÇÃO DE UM ESTUDANTE